A Aponta Serviços Online do Brasil LTDA, "Aponta", inscrita no CNPJ/MF sob o nº 43.680.383/0001-07, vem apresentar o presente Termo de Uso para o acesso e uso do software - gestão de horas, ativos, projetos e outros, "SOFTWARE", tendo o CLIENTE e USUÁRIO concordado com as seguintes definições e condições.
Definições
"EMPRESA" ou CLIENTE é a pessoa jurídica que solicitou os serviços da Aponta e assinou as Condições Particulares de Uso previstas no presente instrumento e na proposta firmada, a fim de conceder acesso à plataforma aos USUÁRIOS.
"USUÁRIO" significa a pessoa física ou jurídica que opera o SOFTWARE, seja de maneira administrativa (CONTRATANTE), seja para registrar sua jornada de prestação de serviços, gestão de ativos e demais rotinas.
1. CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO
1.1. O presente termo concede ao CLIENTE uma licença revogável, onerosa, não passível de sub licença, não exclusiva e intransferível para uso do SOFTWARE.
1.2. Todo o conteúdo incluído no formato desktop, web, e Aplicativo para aparelhos eletrônicos da Aponta, tais como textos, gráficos, logotipos, ícones de botão, imagens, clipes de áudio, downloads digitais, compilações de dados e demais itens que compõem o SOFTWARE são de propriedade da Aponta.
2. CLÁUSULA SEGUNDA - OBRIGAÇÕES DA APONTA
2.1. A Aponta se compromete a manter os serviços contratados com um SLA - Service Level Agreement de 99,8% (noventa e nove inteiros e oito décimos por cento), até o encerramento deste Termo de Uso.
2.1.1. Entende-se por Service Level Agreement de 99,8% como sendo que o software deve estar ativo e acessível por pelo menos 99,8% (noventa e nove inteiros e oito décimos por cento) do tempo total de horas em cada mês. Não serão computados os períodos de manutenção/atualização programados, os quais ocorrerão, preferencialmente, fora do horário comercial, bem como causas provocadas exclusivamente pelo próprio CLIENTE ou por seus terceiros contratados.
2.1.2. Caso o software apresente disponibilidade por tempo inferior a 99,8%, a Aponta irá ressarcir em iguais períodos sem custo adicional para o CLIENTE, desde que seja comprovada a indisponibilidade do mesmo.
2.2. A Aponta dará suporte e buscará soluções para eventuais regularizações e falhas sistêmicas não programadas dentro de prazo hábil, em atenção às reivindicações do CLIENTE, para que este execute seu trabalho conforme os seguintes prazos estabelecidos:
- Para inconsistências/falhas previsíveis ou de baixa complexidade: quando não imediatamente, no máximo, em 72 (setenta e duas) horas;
- Para inconsistências/falhas inéditas, imprevisíveis ou de alta complexidade: análise caso a caso, devendo o setor de atendimento informar o prazo para resolução em até 24 (vinte e quatro) horas; e
- Para demandas em que haja prazo específico definido na legislação, tais seguirão a determinação legal.
2.3. A Aponta se compromete a adotar medidas para garantir que todas as informações fornecidas pelo CLIENTE sejam divulgadas apenas conforme especificado no Termo de Privacidade, bem como nos documentos exarados pela Aponta sobre o tema. Esta, no entanto, não pode garantir que, em função do mau uso do USUÁRIO ou CLIENTE, as informações introduzidas por estes não serão desviadas, interceptadas, excluídas, destruídas ou utilizadas por outras pessoas.
3. CLÁUSULA TERCEIRA - OBRIGAÇÕES DO CLIENTE
3.1. O CLIENTE não poderá utilizar e nem permitir que o SOFTWARE seja utilizado para outra finalidade que não seja o processamento de suas informações ou de pessoas físicas e jurídicas incluídas no ato do cadastramento, exceto caso este seja empresa de contabilidade que utiliza o SOFTWARE para processar informações de seus clientes, observados os limites estabelecidos neste documento e na legislação em vigor.
3.2. Ao CLIENTE não é permitido:
- Contornar ou ignorar medida de proteção tecnológica relacionada ao SOFTWARE;
- Desmontar, descompilar, descriptografar, piratear, emular, explorar nem fazer engenharia reversa do SOFTWARE ou do CONTEÚDO incluído ou acessível por meio da Aponta, ou, de qualquer outro modo, explorar O SOFTWARE, exceto da forma expressamente permitida pela Aponta;
- Separar os componentes do SOFTWARE para uso em dispositivos diferentes;
- Publicar, copiar, alugar, arrendar, vender, exportar, importar, distribuir ou emprestar o SOFTWARE a menos que a Aponta autorize expressamente a fazer isso;
- Ativar o acesso ao SOFTWARE ou modificá-lo por aplicativos ou sistemas de terceiros não autorizados;
- Remover qualquer aviso de direito autoral, direito de marca ou outro aviso de direito de propriedade de qualquer parte do SOFTWARE;
- Servir de justificativa para coletar dados indevidamente ou invadir a privacidade de seus usuários.
3.3. O CLIENTE, tendo em vista a natureza de registro do SOFTWARE, se compromete a abastecer adequadamente e fidedignamente o sistema com as informações referentes à sua, ou de seus usuários/parceiros, rotina de atividades laborais, não havendo o que se falar em responsabilização da Aponta em caso de abastecimento errôneo ou que não retrate a realidade da jornada de trabalho de seus usuários/parceiros.
3.4. O CLIENTE não poderá usar o SOFTWARE de maneira que possa burlá-lo, danificá-lo, inutilizá-lo, sobrecarregá-lo ou que possa prejudicar de qualquer modo o funcionamento do sistema para o próprio ou para terceiros. Além disso, o USUÁRIO deverá se abster de qualquer prática que possa prejudicar ou manchar a imagem da Aponta.
4. CLÁUSULA QUARTA - DOS DIREITOS
4.1. A Aponta se reserva no direito de promover alterações no presente TERMO DE USO a qualquer tempo para fins de atualização e melhoria na prestação dos serviços. Em decorrência disso, o CLIENTE será informado pela Aponta sobre as modificações efetuadas pelo próprio portal.
4.2. Todas as alterações entrarão em vigor imediatamente após serem postadas no SOFTWARE. A continuação na utilização dos serviços após as alterações nos TERMOS DE USO significa que o CLIENTE aceita estes termos e quaisquer alterações nos mesmos.
4.3. A Aponta segue as premissas e requisitos descritos pela legislação trabalhista, em especial, pela Portaria no 671/2021 do Ministério do Trabalho, e suas posteriores alterações, contudo, o sistema depende do correto preenchimento de seus campos e prestações de informações à Aponta, as quais é de responsabilidade única e exclusiva do CLIENTE.
4.4. A Aponta não será responsabilizada por qualquer procedimento realizado no SOFTWARE ou informação prestada por pessoa não autorizada pela Aponta, assim como não se responsabiliza por qualquer incompatibilidade com programas de terceiros decorrente de atualização do SOFTWARE.
4.5. A Aponta não será responsável em promover o cadastro ou registro de informações do CLIENTE perante terceiros, tais como: i) E-SOCIAL, ii) Previdência Social; iii) Ministério do Trabalho, sindicatos e afins; e iv) dentre outros órgãos Federais, Estaduais, Municipais e demais pessoas jurídicas. Tais responsabilidades decorrem das obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador, na forma das respectivas leis. Em especial ao E-social, a obrigação do empregador encontra-se prevista no Decreto que o criou (nº 8.373/2014), em seus artigos 2º, §1º, I e §4º, e posteriores alterações. Deste modo, assim como nos demais casos acima, o CLIENTE entende e concorda que tais obrigações não se confundem com o serviço de registro de rotina laboral prestado pela Aponta.
4.6. Eventuais integrações (nativa, parcial ou manual) e requisitos mínimos de aparelhos para utilização do SOFTWARE deverão ser previamente verificados pelo CLIENTE e informados/esclarecidos pela Aponta, sob pena de não haver qualquer responsabilização da Aponta e direito de reembolso por uma contratação realizada sem a devida precaução.
4.7. As PARTES estão cientes e concordam que eventuais reembolsos serão apurados caso a caso pelo setor competente, não sendo cabíveis, desde já, os seguintes pedidos:
- Contratação por equívoco, após o direito de arrependimento, e tendo sido prestadas as devidas informações;
- Após 60 (sessenta) dias ao período requerido; e
- Casos em que tenha havido a efetiva prestação de serviços sem que a Aponta tenha culpa por eventual motivo do pedido.
5. CLÁUSULA QUINTA - DO PAGAMENTO E REAJUSTE
5.1. A forma de pagamento se dará no formato pós-pago. Isto é, o CLIENTE deverá efetuar o pagamento no valor correspondente ao plano escolhido e total de usuários do(s) workspace(s) apenas após usufruir dos serviços da Aponta durante o prazo mínimo de 30 (trinta) dias.
5.1.1. O CLIENTE está ciente que a identificação do pagamento poderá ocorrer em até dois dias úteis após a data de pagamento pelo mesmo.
5.2. A falta de pagamento de quaisquer valores nas respectivas datas de vencimento e prazos acordados poderá causar a suspensão do acesso do CLIENTE e USUÁRIOS ao SOFTWARE até que as pendências financeiras tenham sido regularizadas. O acesso ao SOFTWARE somente será restabelecido após a identificação, pela Aponta, do pagamento integral de todos os valores devidos enquanto o mesmo estiver suspenso.
5.3. Os preços estabelecidos neste Termo de Uso e Responsabilidade serão reajustados, anualmente, conforme determina a legislação atual, tendo como alternância os índices de inflação IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas e o IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo escolhido para o reajuste o de menor taxa calculada.
5.4. Os pagamentos realizados em atraso serão atualizados monetariamente até a data do pagamento pela variação percentual do IGP-M, ocorrida entre a data do vencimento e a liquidação, e terão o acréscimo de juros de 1% (um por cento) ao mês, estes calculados "pro rata dia", bem como multa de 2% (dois por cento) ao mês pelo atraso no pagamento.
6. CLÁUSULA SEXTA - DA RESCISÃO
6.1. Caso o CLIENTE não resolva a pendência financeira no prazo de 30 (trinta) dias contados do vencimento do valor não pago, a Aponta se reserva no direito de rescindir o presente termo e notificar o CLIENTE para que este, em um prazo de 60 (sessenta) dias, promova o resgate dos dados gerados durante a vigência do contrato, sob pena destes serem apagados ou anonimizados do servidor sem que haja qualquer imputação de responsabilidade à Aponta por eventuais perdas e danos.
6.2. Qualquer das partes poderá rescindir imotivadamente o presente instrumento mediante comunicação prévia, por escrito, de 10 (dez) dias via e-mail.
6.3. Na hipótese de rescisão pelo CLIENTE, o mesmo está ciente que deverá promover o resgate das informações armazenadas pela Aponta pelos meios disponibilizados. Caso contrário, não poderá responsabilizar a Aponta por eventuais perdas de dados em decorrência da remoção dos dados do servidor.
6.3.1. Durante este período suas informações serão disponibilizadas para serem extraídas em formato à combinar. Essas informações devem ser extraídas pelo CLIENTE, no prazo mencionado acima e conforme instruções fornecidas pela Aponta por meio dos canais de atendimento, sob pena da possibilidade de exclusão de tais dados ou anonimização destes, conforme disposto na legislação em vigor.
6.3.2. As PARTES têm ciência e concordam que a obrigação de guarda das informações de natureza trabalhista por tempo determinado em lei é do empregador ou contratante (Controlador - CLIENTE) e não do Operador (Aponta).
6.4. O CLIENTE entende que, ao não efetuar o devido pagamento ou descumprir os presentes termos, poderá ter o serviço suspenso e, permanecendo inadimplente por mais de 30 dias, ensejar o fim da relação permitindo que a Aponta exclua ou anonimize seus dados, após prazo improrrogável de 60 dias para backup.
7. CLÁUSULA SÉTIMA - DA CONDUTA DO USUÁRIO
7.1. O USUÁRIO concorda em não adicionar, subtrair ou modificar o conteúdo, nem tentar acessar qualquer conteúdo que não seja destinado para o CLIENTE.
7.2. O USUÁRIO também concorda em não transmitir qualquer material que encoraja condutas que possam constituir uma ofensa criminal, dar origem à responsabilidade civil ou violar qualquer lei ou regulamento aplicável.
7.3. O CLIENTE e seus autorizados são os únicos e exclusivos responsáveis pela prestação das informações para abastecimento do SOFTWARE e composição do relatório de atividades. A Aponta não será responsabilizada por qualquer equívoco ou conteúdo informado pelo USUÁRIO.
7.4. O USUÁRIO deverá entrar em contato em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes deste Termo de Uso ou da Política de Privacidade através dos meios de comunicação disponibilizados (canais de atendimento ou, quando se referir especificamente à questões relacionadas ao tratamento de dados - lgpd@aponta.com.br.
8. CLÁUSULA OITAVA - DA PROTEÇÃO DE DADOS e CONFIDENCIALIDADE
8.1. O CLIENTE entende e concorda que, de acordo com as definições estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, possui o papel de CONTROLADOR dos dados dos seus respectivos usuários e a Aponta de OPERADOR dos dados inseridos na plataforma.
8.2. O tratamento de dados realizado pela Aponta obedece ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal nº 13.709/2018) e será único e exclusivamente para identificação das partes envolvidas e marcação de todas as atividades relacionadas à rotina de trabalho daqueles que você indicar e inserir no sistema, na forma da Portaria MTP nº 671/2021, e suas posteriores alterações.
8.3. A Aponta não cria ou insere informações no sistema, salvo se houver solicitação por escrito pelo CLIENTE. Assim, este entende que é o único responsável pelas informações inseridas no software, pelo cadastramento, permissões, senhas e modo de utilização de seus USUÁRIOS.
8.4. A Aponta não vende os dados inseridos no sistema, nem compartilha com terceiros estranhos ao serviço prestado.
8.5. Caso a Aponta estabeleça alguma parceria e venha compartilhar os dados com tais parceiros, tal situação será informada previamente ao CLIENTE e contará com o consentimento do mesmo para fins de utilização de tais dados.
8.6. O CLIENTE está ciente e entende que os dados inseridos no sistema são armazenados nos servidores da Microsoft (sediado no Brasil), o qual possui padrões internacionais de segurança de dados e privacidade, inclusive perante à Lei Geral de Proteção de Dados, conforme previsão do art. 33, IX, da LGPD.
8.7. O tratamento de dados realizado pela Aponta possui como base legal a existência de relação contratual estabelecida entre as partes (art. 7º, V, LGPD), a partir do momento que o CLIENTE realiza sua anuência em usar o software e se mantém adimplente com as obrigações da relação. Cabe ao CLIENTE buscar as devidas bases legais perante seus respectivos colaboradores e terceiros para coleta de suas informações, sejam elas meramente cadastrais ou relativas a dados sensíveis.
8.8. Para usuários que acessam a plataforma, autorizando os cookies, ou se cadastram seus dados para obtenção de informações e materiais, esses concordam que, ao inserirem seus dados pessoais, estão concedendo sua autorização para o tratamento de seus dados, incluindo o recebimento de comunicações e e-mails da Aponta.
8.9. A Aponta lhe informará, dentro do prazo legal estabelecido para tal situação, sob eventual ocorrência de incidente de segurança no tratamento de seus dados, bem como atuará prioritariamente para remediar a situação ou contribuir para a resolução do evento.
8.10. As informações tratadas na presente relação, ressalvadas aquelas já consideradas públicas ou autorizadas formalmente pela parte emissora, terão natureza confidencial e não poderão ser compartilhadas com outras empresas estranhas à prestação de serviço.
8.10.1. As PARTES assumem o compromisso de cientificar, inclusive por instrumento contratual, seus respectivos colaboradores e prestadores de serviços sobre o caráter sigiloso das informações tratadas, divulgando-as somente aos colaboradores e terceiros que necessitem ter acesso a elas para os propósitos destes termos.
9. CLÁUSULA DÉCIMA - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1. Da Anticorrupção. Pelo presente instrumento contratual, a Aponta se compromete a observar as normas legais vigentes no país, incluindo, mas não se limitando, à Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) e à Lei contra a Lavagem de Dinheiro (Lei nº 12.846/2013), bem como se obriga a agir em consonância às políticas internas do CLIENTE.
9.2. Da ausência de vínculo trabalhista. Não haverá qualquer responsabilidade subsidiária ou solidária da Aponta sobre eventuais encargos trabalhistas, tributários, previdenciários ou decorrentes de qualquer compromisso assumido com terceiros pelo CLIENTE.
9.3. Da concordância. Acerca da Intrajornada e demais informações referentes à rotina laboral, o USUÁRIO concorda que, conforme estabelecido pelo art. 71 da Consolidação das Leis Trabalhistas (Decreto-Lei nº 5.452/43), e suas alterações, bem como pela natureza de registro de rotina laboral da Aponta, o registro de tal intervalo (seu início e fim) é de única e exclusiva responsabilidade do CLIENTE e de seus colaboradores. Deste modo, não há o que se falar em responsabilidade da Aponta em caso de não marcação ou correção da intrajornada pelo USUÁRIO e de inserção de informações realizadas no registro do colaborador.
9.4. Da assinatura eletrônica. As Partes envolvidas neste instrumento afirmam e declaram que esse poderá ser assinado eletronicamente através da plataforma "ZapSign", atualmente no endereço https://www.zapsign.com.br com fundamento no Artigo 10, parágrafo 2º da MP 2200-2/2001, e do Artigo 6º do Decreto 10.278/2020, sendo as assinaturas consideradas válidas, vinculantes e executáveis, desde que firmadas pelos representantes legais das Partes.
10. COOKIES OU DADOS DE NAVEGAÇÃO
10.1. A Aponta faz uso de Cookies, que são arquivos de texto enviados pela plataforma ao seu computador e que nele se armazenam, que contém informações relacionadas à navegação do site. Em suma, os Cookies são utilizados para aprimorar a experiência de uso.
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11. POLÍTICA DE PRIVACIDADE
11.1. Nossa política de privacidade está disponível através do link https://aponta.com.br/docs/privacy-policy.
12. CANAL DE CONTATO
12.1. A Aponta disponibiliza os seguintes meios para que você possa entrar em contato conosco:
- E-mail: suporte@aponta.com.br
- WhatsApp: (11) 99283-0033
12.2. Caso tenha dúvidas sobre este Termos de Uso, você pode entrar em contato conosco através dos canais descritos acima.
13. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DO FORO
13.1. As Partes elegem o Foro da Comarca de São Paulo - SP para a solução de quaisquer litígios decorrentes deste Termos de Uso.